O Curso de Educação Integral resulta de 25 anos de experiência na área da Educação e de um trabalho diário de 13 anos de práticas de autocuidado e desenvolvimento pessoal.
Foi criado para apoiar os Profissionais de Educação, que hoje enfrentam níveis crescentes de cansaço, desmotivação, burnout, sintomas depressivos, muitas vezes sem ferramentas suficientes de inteligência emocional para chegar verdadeiramente aos seus alunos.
Este curso oferece um caminho estruturado para cuidar primeiro de si, fortalecendo a saúde mental, emocional e corporal, e só depois cuidar dos outros, com presença, clareza e equilíbrio.
É também uma formação vivencial e prática, para quem quer tornar-se Facilitador do Treino de Inteligência Integral, integrando competências teóricas e práticas para serem aplicadas com crianças, jovens e adultos.
Cada nível do curso tem 30 horas de formação:
Nível 1 - Fundamentos de Autoconhecimento e Inteligência Integral
Nível 2 - Aprofundamento e Aplicabilidade em Contexto Educativo
Nível 3 - Didática e Metodologia do Treino de Inteligência Integral
O Nível 1 é um percurso de autoconhecimento profundo onde cada participante aprende a conhecer-se, regular-se e relacionar-se consigo próprio de forma mais saudável e consciente.
É a base essencial para qualquer Profissional de Educação que deseja cuidar de si primeiro para, depois, cuidar dos outros com presença, equilíbrio e maturidade emocional.
Ao longo deste nível, os participantes vão:
Desenvolver inteligência emocional real, aprendendo a identificar emoções, não emoções, sentimentos e necessidades com clareza.
Compreender como funciona a mente, distinguindo pensamentos automáticos, padrões inconscientes e escolhas conscientes.
Reconhecer a linguagem do corpo, sinais de stress, exaustão, fuga, defesa e regulação.
Construir o seu próprio GPS de Saúde Integral, uma ferramenta prática para orientar o bem-estar mental, emocional e corporal ao longo do dia.
Explorar práticas diárias de autorregulação, respiração, movimento rítmico e exercícios simples que restauram a presença e a energia.
Compreender dinâmicas relacionais essenciais, como padrões de proteção, triangulações e formas saudáveis de comunicar.
Aplicar os princípios da Inteligência Integral no quotidiano pessoal e, de forma gradual, no contexto educativo.
*Este nível dá os fundamentos que permitem, mais tarde, aprofundar ferramentas e aplicá-las de forma sistemática com crianças e jovens.
O Nível 2 aprofunda a jornada iniciada no Nível 1 e leva os participantes a integrar as ferramentas da Inteligência Integral em situações reais do dia a dia educativo.
É um nível que alia maturidade emocional, prática consciente e estratégias de intervenção simples e altamente eficazes para trabalhar com crianças e jovens.
Neste nível, os participantes vão:
Aprofundar a sua inteligência emocional, reconhecendo gatilhos, mecanismos de defesa e formas equilibradas de resposta.
Aplicar dinâmicas de autorregulação em contexto educativo, adaptando exercícios simples de movimento, respiração e ritmo às necessidades de cada turma.
Compreender estados de desregulação das crianças, como impulsividade, agitação, retraimento e dificuldade em focar.
Aprender estratégias práticas para promover concentração, presença, motivação e cooperação dentro da sala de aula.
Explorar ferramentas de comunicação consciente, capazes de reduzir conflitos e aumentar a qualidade do vínculo com as crianças.
Analisar casos reais, ganhando segurança para aplicar as ferramentas de forma autónoma e ajustada aos diferentes contextos escolares.
Aprofundar práticas pessoais de equilíbrio, essenciais para manter presença e clareza em situações exigentes.
*Este nível dá a base prática necessária para que o profissional se torne um educador mais seguro, mais consciente e mais eficaz.
O Nível 3 integra tudo o que foi aprendido e orienta o participante para uma prática mais profunda, estruturada e autónoma da metodologia.
É também o nível essencial para quem se deseja tornar Facilitador do Treino de Inteligência Integral.
Ao longo deste nível, os participantes vão:
Aprender a estruturar sessões e programas completos de Inteligência Integral, adaptados a diferentes idades, grupos e contextos.
Explorar ferramentas didáticas específicas, que apoiam a aplicação da metodologia em escolas, grupos comunitários ou sessões individuais.
Desenvolver competências de facilitação, presença orientadora, condução de dinâmicas e gestão de grupos.
Aprofundar o olhar integral-pedagógico, reconhecendo necessidades emocionais e comportamentais de forma sensível e precisa.
Praticar em ambiente supervisionado, preparando-se para o estágio final e para uma intervenção real em contexto educativo.
Integrar teoria, prática, intuição e observação, tornando-se capaz de orientar crianças, jovens e adultos em processos de regulação e desenvolvimento integral.
Preparar-se para as 20 horas de estágio, requisito fundamental para certificação como Facilitador do Treino de Inteligência Integral.
*Este nível oferece a maturidade e o domínio necessários para aplicar a metodologia com profundidade, ética, consciência e responsabilidade.
Aprendizagem de ferramentas de saúde mental, emocional e corporal que podem ser usadas diariamente no contexto educativo e na vida pessoal.
Capacidade de orientar crianças, jovens e adultos em processos de autorregulação, concentração e equilíbrio emocional.
Formação sólida para quem deseja tornar-se Facilitador do Treino de Inteligência Integral, com base em práticas estruturadas e testadas em contexto escolar.
Desenvolvimento de competências de autocuidado, essenciais para prevenir burnout e aumentar a presença profissional.
Integração de exercícios corporais, rítmicos e criativos que facilitam a aprendizagem e melhoram o ambiente da sala de aula.
Acesso a uma comunidade de profissionais conscientes, comprometidos com uma educação integral e transformadora.
Aplicação imediata das dinâmicas e ferramentas, sem necessidade de materiais complexos.
Fortalecimento da inteligência emocional, relacional e comunicacional, essencial para lidar com comportamentos, conflitos e necessidades emocionais.
Crescimento pessoal, com impacto direto na forma como o profissional se posiciona, lidera e cuida de si próprio.
Certificado de Participação.
aprendizagem ativa e vivencial;
conteúdos teóricos, fundamentados nas Ciências Sociais e Humanas, Psicologia, Neurociência e Neuroeducação;
exercícios guiados de autoconhecimento ao nível da saúde integral;
integração de inteligências múltiplas;
ferramentas estruturadas, que permitem aplicar o conhecimento de forma imediata na vida pessoal e profissional;
espaços de partilha e reflexão;
O curso foi concebido para promover transformação real, e não apenas transmissão de conteúdos. A intenção é despertar uma prática de autocuidado contínuo, com impacto direto na qualidade das relações dentro e fora dos contextos escolares.
De 8 jan a 21 de fev 2026 (Online e Presencial)
ONLINE - Quintas-Feiras das 🇵🇹 das 18h às 21h00
jan - 8, 15, 22, 29
fev - 5, 12 e 19
PRESENCIAL - Sábados (local a confirmar - em Almada)
jan - 31 - das 10h às 13h00
fev - 21 - das 10h às 17h00
Duração: 30 horas
Valor Consciente: 90€-180€
A formação funciona em regime de valor consciente, permitindo que cada pessoa contribua de acordo com:
a sua realidade financeira,
o valor que reconhece no curso,
e o impacto que deseja apoiar no propósito do Treino de Inteligência Integral.
O objetivo é tornar o curso acessível a todos os que estejam verdadeiramente comprometidos com a sua saúde integral, sem desvalorizar o trabalho, a dedicação e a qualidade do conteúdo oferecido.
No ato de inscrição, cada participante escolhe, com liberdade e responsabilidade, o valor que irá investir.
🌟 Módulo sobre os Temperamentos, com Mónica Alves Barboza
🌟 Módulo sobre Características do Desenvolvimento dos 3 aos 9 anos (por faixa etária), com Ana Santos
MARIA ANTÓNIA MARTINS
Criadora do Programa Educativo Treino de Inteligência Integral • Facilitadora • Assistente Social
Sou Assistente Social pela Universidade Católica Portuguesa, com experiência profissional em nas áreas da Educação, Gerontologia Social, Saúde Mental, Deficiência, Proteção de Menores, Intervenção Comunitária e Formação. Desde cedo trabalhei ligada à educação e ao desenvolvimento humano, tendo realizado uma tese de investigação no Centro Doutor João dos Santos – Casa da Praia sobre dificuldades de aprendizagem escolar.
Ao longo de 25 anos, participei em vários projetos educativos — desde a Rede de Educação Viva até iniciativas de filosofia para crianças e ações de formação para pais e professores. Esta diversidade permitiu-me compreender, na prática, o que sustenta o bem-estar de quem aprende e de quem educa.
Os últimos 13 anos foram marcados por um trabalho pessoal consistente de práticas de autocuidado, que me têm permitido manter equilíbrio emocional e mental, sem recurso a ansiolíticos ou antidepressivos. Este caminho pessoal é a base da autenticidade com que facilito o Treino de Inteligência Integral e o Curso de Educação Integral.
Sou a criadora do Programa Educativo Treino de Inteligência Integral, uma abordagem que integra conhecimento científico e práticas de saúde integral para fortalecer a saúde mental, emocional e física de professores, crianças e famílias. O meu foco é simples e prático: promover ambientes educativos mais equilibrados, humanos, saudáveis e funcionais.
Hoje dedico-me a criar caminhos educativos que respondam às realidades que encontro diariamente nas escolas: professores cansados, crianças emocionalmente desreguladas e famílias em busca de orientação. Acredito que a Escola deve voltar a ser um lugar onde se aprende a viver — com conteúdos sólidos, sim, mas também com significado, presença e ferramentas para a vida.
A minha missão é contribuir para uma educação mais humana, mais saudável e mais íntegra. Uma educação que fortaleça as pessoas por dentro, para que possam crescer com clareza, confiança e alegria.